Saúde e bem estar não tiram férias !

Andrea Simonetti

Postado em dez 20, 2017


As promessas para um novo ano sempre incluem objetivos como cuidar da saúde e praticar uma atividade física e isso é ótimo ! Cuidar-se é o primeiro passo para que todas as outras coisas caminhem bem durante o ano.

Mas para quem já tem uma rotina de atividade fisica e alimentação saudável o desafio é resistir às tentações – e à preguiça –  nesse período de festas de Natal e Reveillon e de férias. Afinal, a comida e a bebida são fartas e não há nada de errado em aproveitar momentos especiais com a família e os amigos. Mas vale lembrar uma palavrinha mágica que protege dos excessos : equilíbrio !

Como eu quero aproveitar as festas sem perder o condicionamento físico que suei para conquistar durante o ano todo, pedi algumas dicas aos profissionais da academia Corpore Bauru.

Veja como é simples se divertir sem se descuidar, porque saúde e bem estar não podem tirar férias !

 

Personal Trainers Alexandre Landis, Iago Ladeira e Marcelo Medeiros

Dicas para não perder o ritmo de treino no final de ano

Com a chegada do o fim de ano, onde as festas de confraternização são
mais frequentes, chega a temporada de descanso e comilança, e também
diminuímos a rotina dos treinos. É normal cair o ritmo dos treinos e
não resistir as mesas fartas, mas seguindo algumas dicas você consegue
manter-se ativo e não perder todo o trabalho e treinamento que teve
durante o ano.

Para os que correm, não precisam se deslocar se até aquela avenida ou
pista de corrida que treinavam frequentemente, opte por lugares novos,
conheça novos caminhos e lugares correndo, pontos de fácil acesso que
tenha por perto, assim você se mantem animado e despista aquela
preguiça de ter que se deslocar até algum lugar de treinamento. Se
ainda assim o sofá estiver mais atraente, convide um amigo ou familiar
para correr junto, jogar bola, qualquer atividade com crianças pode
ser motivante e demanda um grande gasto energético pois criando um
compromisso fica mais fácil você manter a disciplina da atividade
física.

Por último, pense nas suas metas para o próximo ano. Manter seu bom
condicionamento, pode ser um grande passo para dar continuidade no
trabalho de resistência e força para seu próximo desafio.



Nutricionista Gabriela Cantão


Chegaram as festas do final de ano, e com elas as comilanças.
Pra começar precisamos pensar que a comilança do Natal e Ano Novo faz parte da nossa cultura. Não dá para fazer como algumas pessoas radicais fazem de deixar de comer na ceia só porque querem perder peso. Isso está totalmente errado. A frustação leva a compensação. Ou seja, você deixa de comer na ceia e na primeira oportunidade vai comer muita quantidade de qualquer outro alimento. Lembre-se que não é a ceia de Natal que tem que mudar e sim você mudar o seu comportamento na hora de comê-la.

DICAS:

Faça as suas refeições no dia da ceia normalmente. Inclusive as intermediárias. Muitas pessoas não comem quase nada o dia todo para chegar a noite e comer tudo o que deixou de comer durante o dia. Mas lembre-se que sempre que entrar muita energia de uma única vez, o corpo utiliza o que ele precisa e o resto ele “estoca”.
Evite beliscar enquanto prepara os alimentos. Com beliscos perde-se a noção do quanto foi consumido.
Bebida alcóolica. Copo vai, copo vem e muitas calorias entram. Busque o equilíbrio. Se você sabe que vai consumir bebidas alcoólicas nas festas, tente consumir bebidas menos calóricas no restante do tempo. (Ex.: Água).
Lembre-se de mastigar bem os alimentos durante a ceia. O desespero e vontade de todas aquelas comidas deliciosas faz o olho crescer e vir aquele desejo de comer rápido e logo repetir para comer mais. Isto não é necessário. Mastigue bem para sentir bem o sabor dos alimentos.
Não abuse nas quantidades. Nem dos salgados e nem dos doces. Muitas pessoas dizem que é só um dia no ano e por isso abusam. Mas muitos dos alimentos preparados na ceia nós temos o ano inteiro.
Coloque em seu prato uma proporção equivalente a 1/4 de proteína, metade de salada com frutas e o restante com acompanhamentos; isso já fará toda uma diferença para que se sacie mais rapidamente, não consuma tantas opções ricas em valor calórico e dessa forma não engorde por causa de um único dia.
Faça sobremesas com menos gordura para compensar as carnes servidas na ceia. Opte pelas frutas da época (manga, pêssego, uva, nectarina, ameixa, cereja, amora, morango…).
Mantenha seu ritmo de atividade física normalmente.
Coloque seu corpo de volta ao ritmo habitual na próxima refeição. Abusou de comidas gordurosas na Ceia? No almoço do dia seguinte, consuma fibras, saladas leves e carnes magras.
É errado confundir as recomendações nutricionais como uma forma de proibição, afinal, é uma das melhores épocas do ano e temos que aproveitar.

Equilíbrio é a chave do sucesso!

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